http://www.viagememcena.com/wp-content/uploads/2012/02/viagem-em-cena-logo.jpg
Worry Dolls

Worry Dolls

Ao visitar o stand da Guatemala na feira WTM Latin America em São Paulo, recebi uma lembrancinha bem bonitinha e curiosa. Era um saquinho de pano colorido com seis bonequinhas bem miúdas de papel e madeira com roupinhas em estilo maia de linha e tecido. Também havia um panfletinho explicativo amarrado na bolsa. Tratam-se das Worry Dolls, ou Quita Penas. Traduzindo, as bonecas das preocupações.

Achei interessante e, ao ler as instruções, vi que as bonequinhas fazem parte de um aspecto bem cultural indígena do país, um costume típico. Geralmente usada para ajudar as crianças a livrarem-se dos medos, a lenda diz que, quando você tiver um problema, você deve pedir às Worry Dolls, em voz baixa, para livrar-se dele e, em seguida, colocá-las debaixo do travesseiro. Na manhã seguinte, o problema desaparecerá, pois a boneca o levará consigo.

Há diversas delas por aí. Algumas maiores, outras menores, umas mais enfeitadas, outras mais simples. Mas sempre com esse significado tão especial.

Quita Penas

Dá pra ver pela foto que já fiz a tentativa com uma delas, acho que deu certo. Bem, não sei se a história é somente uma lenda ou se realmente tem fundamento.  Em todo o caso, é muito bom conhecer parte da cultura de um povo e, afinal, não custa nada tentar ;).

Viciada assumida em viagens. Turismóloga, especialista em Jornalismo Cultural e doutoranda em Comunicação. Em suas andanças, sempre busca conhecer as diversas culturas e se encantar com os mais belos cenários.

Facebook Twitter  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categories: Curiosidades
  • Abdi Martinez

    Ahora tienes que venir a Guatemala a conocerlas en persona! 🙂

  • Tengo muchas ganas de conocer Guatemala Abdi. En la primera oportunidad lo haré. 🙂