http://www.viagememcena.com/wp-content/uploads/2012/02/viagem-em-cena-logo.jpg

Desde 30 de abril de 2012 foram alteradas algumas regras pelo consulado dos Estados Unidos a fim de agilizar o processo de requerimento e renovação do visto americano. E o “Viagem em cena” responde as principais questões que estão sendo discutidas, para que você viajante fique bem informado e saiba como agir.

O que de fato mudou no processo de requerimento de visto para os Estados Unidos?

Desde o dia 30 de abril, o consulado opera com o site http://usvisa-info.com. Este agora é o endereço oficial e o que deve ser utilizado para se verificar todas as informações. Aquele site antigo, http://www.visto-eua.com.br não está mais disponível. Com isso, não será mais cobrada aquela taxa inicial que se pagava antes mesmo de agendar a entrevista. Outra mudança está na coleta de impressões digitais que, a partir de 07 de maio será feita em postos de coleta específicos.

Quais passos devo seguir?

Primeiro você deve preencher a requisição eletrônica de visto para não imigrante, DS – 160, disponível no site. Depois é necessário pagar a taxa que no caso do visto B1/B2 (turismo e negócios) tem o novo valor de 160 dólares. Após essa etapa, é necessário agendar um horário em um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para tirar foto e registrar suas impressões digitais. E, por último, agendar sua entrevista.

Onde estão localizados esses postos de coleta?

Os CAVS estão localizados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Os endereços estão na página http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_asc_information. Eles funcionam de segunda a sexta-feira de 10 as 18 horas e aos domingos de 13 às 18 horas.

Quais são as isenções e a quem se aplica?

Os menores de 16 anos viajando a turismo B2 ou negócios e turismo B1/B2 não precisão solicitar o visto, mas deve ser agendada uma entrevista como despachante no centro de serviço de solicitantes quando for despachar a requisição.  Pessoas com mais de 65 anos de idade precisam do visto, mas estarão isentas do recolhimento das impressões digitais, contudo devem agendar entrevista no centro de serviço do solicitante.

Para situações de emergência como posso agilizar esse prazo?

A princípio você deve pagar a taxa MRV e agendar sua entrevista normalmente. Após o agendamento, é possível solicitar, com o Setor Consular, uma data anterior alegando os motivos da emergência.

Como vocês podem notar, tirar o visto para os Estados Unidos ainda não é tarefa fácil e a saga fica ainda mais complexa quando o viajante mora em algum estado onde não há serviço consular. Mas se ainda com todos esses empecilhos, você ainda quiser solicitar o visto, fique atento as regras e etapas, certifique que a sua documentação está de acordo com o determinado e prossiga. Afinal, viajar é tudo de bom e todo esse esforço vale a pena.

Informação importante: Este é apenas um guia resumido com os principais procedimentos. Siga sempre as instruções do site oficial do consulado. Essas operações são muito complexas e as informações mudam com muita freqüência. Fique atento!

Viciada assumida em viagens. Turismóloga, especialista em Jornalismo Cultural e doutoranda em Comunicação. Em suas andanças, sempre busca conhecer as diversas culturas e se encantar com os mais belos cenários.

Facebook Twitter  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categories: Formalidades