http://www.viagememcena.com/wp-content/uploads/2012/02/viagem-em-cena-logo.jpg

Passeios em Teresópolis além do roteiro tradicional

Como grande parte dos cariocas, adoro sol e praia. Mas, também me encanto com as belezas da serra. Por isso, costumo visitar com frequência as cidades da região. Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis. É ideal para fugir um pouco do calorão que faz no Rio e desfrutar da natureza das montanhas.

Por isso fiquei tão feliz quando recebi o convite do Fábio Lima para participar do 5º Encontro de Viajantes Intrip, em Teresópolis. O evento marca os cinco anos de seu blog e também o lançamento da sua agência de turismo de experiência, a The Exp. E ele conseguiu reunir um grande time de blogueiros (confira a lista ao final desse post) para conhecer algumas das atrações da cidade, onde essa iniciativa do Fábio se instala, oferecendo roteiros incríveis, como o Trekking da Lua.

Nossa partida foi na sexta-feira, dia 02, e retornamos 04 de junho com a Viação Teresópolis, que disponibilizou um ônibus bem confortável durante estes dias. Na programação, alguns lugares que eu nunca tinha visitado, mesmo após muitas idas à cidade, o que tornou o passeio ainda mais especial. Também tivemos a oportunidade de conhecer melhor o trabalho da Volunteer Vacations, com a palestra da Marianna Serra. Ela expôs sua experiência com voluntariado pelo mundo e nos apresentou um jeito bastante interessante de viajar ajudando o próximo.

O evento foi muito bem organizado e todos os parceiros nos receberam muito bem. Então, compartilho aqui a nossa programação em forma de preciosas dicas para curtir Teresópolis em poucos dias.

ATRAÇÕES

 

Parque Nacional Serra dos Órgãos – PARNASO

Atração clássica da serra, o PARNASO é uma unidade de conservação federal e tem uma área de mais de 20 mil hectares, localizada nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé. Abriga diversas espécies da nossa fauna e flora e mantém disponível para os visitantes diversas trilhas pela floresta que levam a cachoeiras e mirantes.

Infelizmente, com a crise e a insuficiência de recursos destinados ao parque, o local vem passando diversas dificuldades. A trilha suspensa, que foi construída em 2009 em cima do antigo aqueduto, está parcialmente fechada desde 2016 por falta de manutenção. Mas há outras ótimas opções ainda abertas para o público. A mais famosa e uma das mais longas é a travessia entre Teresópolis e Petrópolis, sendo necessário acampar. A trilha cartão postal é de média dificuldade e a do poço Dois Irmãos é super rápida e fácil. Essa última foi a que fizemos. Apesar de já ter ido ao PARNASO algumas vezes, nunca tinha feito essa trilha. Adorei conhecê-la, pois o local é ótimo para tomar banho e é bem acessível. No intervalo entre as atividades no parque, repusemos nossas energias com um piquenique ao estilo dos que os visitantes costumam fazer rotineiramente no local. Cada blogueiro recebeu uma cesta linda da La Violetera cheia de guloseimas deliciosas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostaria de ressaltar aqui um dos grandes problemas que o parque enfrenta. Muitas pessoas jogam lixo no chão, causando graves danos à natureza, pois esses materiais demoram anos para se decompor. Outra queixa dos gestores do parque é a retirada indevida de plantas. Sei que às vezes pode ser tentador levar uma mudinha pra casa, mas isso pode trazer alterações no bioma. É importante que nossas ações contribuam para a conservação do parque para que possamos desfrutar dele por longos anos.

Sobrado Histórico José Francisco Lippi

Essa foi para mim a grande boa surpresa do passeio. O sobrado fica a cerca de 23km do centro de Teresópolis, uns 35 minutos de carro na estrada Teresópolis-Friburgo, km 15. Por fora não dá pra ter a noção do quão legal e grande ele é. A recepção ficou por conta do casal Dona Regina e Sr. José Luiz Lippi, neto do antigo dono do casarão, Sr. José Francisco. Eles nos receberam com vestes do século XIX para nos contar sobre a história do imigrante italiano José Francisco Lippi e do vilarejo Venda Nova, 3º distrito do município de Teresópolis.

 

 

 

 

 

 

 

 

O acervo inclui fotos, objetos e móveis históricos. Muitos deles originais da família Lippi e outros doados por outras famílias que também ajudaram a construir o vilarejo Venda Nova. O circuito é muito bem cuidado e arrumado pelo próprio casal, que mantém até mesmo roupas em exposição. O visitante pode ver passear pelos quartos, sala, cozinha, porão e também pela parte externa do terreno.

 

 

 

 

 

 

 

As visitações estão disponíveis aos sábados, domingos e feriados, das 13:30 às 17:30 hs e o ingresso é R$10,00. Caso você queira ir em algum outro dia, ligue antes para agendar com a Dona Regina. O local é ideal para eventos de confraternização e rotineiramente a Dona Regina promove apetitosos cafés coloniais com quitutes caseiros.

 

 

Granja Comary e CBF

Esta é uma parada mais tradicional para quem vai à Teresópolis. Na Granja Comary está localizada a CBF, onde se pode ver a seleção treinando em ocasiões especiais. Há também por ali um condomínio luxuoso com casarões em estilo bucólico. Mas, a região do lago é a que mais me encanta. Com seus marrecos e patos tagarelas, suas flores coloridas e o verdinho da grama, o local é perfeito para tirar fotos e relaxar admirando a vista.

 

ONDE COMER

Teresópolis tem diversas opções de restaurantes. Como o clima é mais frio, é mais fácil encontrar nos cardápios fondues, massas e caldos. A gastronomia da cidade é uma atração à parte. E nesta ida à Teresópolis, desfrutamos da culinária de lugares novos para mim e que passei a recomendá-los em virtude do ótimo atendimento e sabor dos pratos. Eis a listinha:

Don Phillipe Gastronomia

Dentre as diversas opções da culinária italiana oferecidas, provamos o rodízio de pizzas e o buffet de caldos do chef Luiz Phillipe. Destaco as pizzas salgadas de abobrinha e a portuguesa. Quanto às doces, fiquei apaixonada pela Kinder e pela Rafaello. Tanto a massa das pizzas quanto o recheio delas é uma delícia. Também adorei os caldos e seus acompanhamentos, além de gostosos contribuíram para espantar o frio.

O chef nos agraciou ainda com o preparo no salão de um spaguetti flambado com queijo grana padano. Uma delícia! Para completar a experiência gastronômica da noite, harmonização de cervejas oferecida pela Rota Cervejeira com variados tipos da bebida, das mais amargas às mais suaves. E ganhamos um presente da Doce Marias. Um pão-de-mel que veio dentro de uma linda caixinha com uma mensagem personalizada que versava sobre viagens.

 

 

 

 

 

 

 

 

O ambiente do Don Phillipe Gastronomia é lindo e aconchegante, com uma área externa e outra interna. Os funcionários foram muito atenciosos conosco e ágeis no atendimento.

Varietá Grill

Este restaurante é ideal para ir com amigos ou com a família. Devido a grande variedade opções de pratos, é bem difícil alguém sair dali insatisfeito. Há um grande e variado buffet com churrasco e caldos, além da opção de rodízio japonês. No caso do rodízio, você marca na cartela o que deseja e entrega para o garçom. Tudo muito prático e rápido. Para sobremesa, diversas tortas, doces e sorvetes.

O espaço é bem amplo e organizado. Os garçons nos serviram com bastante agilidade e considero o atendimento prestado de qualidade. E a comida é muito gostosa também.

Paradise Garage Special Pub

Este é um pub novo na cidade e que já está causando frisson. Tem um ambiente bem descolado com uma oficina de carros antigos, a Air Cooled, em sua parte de trás. No pub, um grande palco que já recebeu músicos conceituados como o Frejat e a banda Ultraje à Rigor.

 

 

 

 

 

 

 

No cardápio há opções diversas, dentre massas, hambúgueres, carnes e sobremesas. Destaque para os churros com doce de leite e sorvete de creme. Há também um cardápio caprichado de bebidas, com muitas opções de drinks e cervejas.

ONDE FICAR

A dica de hospedagem é a Pousada Terê Parque. Falo melhor sobre ela em outro post (resenha Pousada Terê Parque). Ela faz fronteira com a sede de Teresópolis do PARNASO e é linda. Vale a pena ver a resenha.

Esses dias foram muito agradáveis. Adorei rever alguns e conhecer outros desse time de blogueiros. E aproveitar um pouco mais dessa cidade e dessa região que é tão encantadora. Fica o desejo de retornar em breve.

* Agradeço ao Fábio, do Intrip e a todos os parceiros do evento que tornaram possível o 5º Encontro de Viajantes Intrip.

 

Encontro Intrip

Organização: Fábio Lima (INTRIP)
Convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Cris Stilben (Cris Pelo Mundo), Rafael Miranda(Para Viagem), Zelinda Aêreas (Em Cantos Fotográficos), Denise Tonin (Viajante Solo), Gabi Pizzato (Devaneios de Biela), Roberta Martins (Territórios), Gardenia Rogatto (Gardens) (Não Pira, desopila), Carol Moreno (Mochilão Trips),Mauricio Oliveira(Trilhas & Aventuras), Fabio Pastorello (Viagens Cine),Lily e Julio (Apaixonados por Viagens), Naira e Eduardo (Embarque na Viagem),Dhebora e Rafael (Carioca Sem Fronteiras),Thais Costa (Viagem em Cena) e Gilson Fumaça (Favela Scene).

Viciada assumida em viagens. Turismóloga, especialista em Jornalismo Cultural e doutoranda em Comunicação. Em suas andanças, sempre busca conhecer as diversas culturas e se encantar com os mais belos cenários.

Facebook Twitter  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • Fábio Lima

    Oi Thais, muito legal seu post! Nós que agradecemos sua presença! E não demore a voltar a Teresópolis hein! 😉

  • Muito triste as dificuldades que o PARNASO está passando. Mas o parque e Teresópolis são lindos, com certeza vale a visita!

  • thais_unirio

    Pois é, Fábio. Tempos difíceis. O bom é que o lugar é tão maravilhoso que ainda assim vale muito a pena visitá-lo.

  • thais_unirio

    Certamente, Fábio. Adoro Terê, é sempre uma alegria ir pra lá.

  • denisetonin

    Oi Thais!!! Esse encontro foi demais, né? Ainda mais com as nossas descobertas! hahah Terê é demais e preciso voltar lá em breve pra curtir mais e mais. Também fiquei triste com a situação do PARNASO 🙁 Mas espero que, em breve, tudo volte ao normal e a gente continue podendo desfrutar dessa lugar maravilhoso! beijos

  • thais_unirio

    Denise, foi muito bom te conhecer. Olhe, está aí uma ótima oportunidade de retornarmos pra lá juntas, hein. Além do tour no Santa Marta, né? Beijos!

  • denisetonin

    Menina, verdade! Temos que arrumar esse tour no SM 😉 beijokas <3