http://www.viagememcena.com/wp-content/uploads/2012/02/viagem-em-cena-logo.jpg

O Museu vivo de São Bento, em Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro, é um ecomuseu e um museu de percurso. Uma proposta diferente e riquíssima em importância histórica e cultural. É o primeiro museu do tipo e primeira APA (Área de Proteção Ambiental) na Baixada Fluminense, com referências múltiplas desde os homens pré-cabralinos até vestígios de civilizações contemporâneas.

A área concentra grande parte dos atrativos à céu aberto e seu percurso é formado pela Casa do administrador, pelo núcleo colonial de São Bento, pelo Museu da História e Educação de Duque de Caxias, pelo complexo colonial São Bento, pelo Arquivo público, pela reserva ambiental Morro da Marinha, pela Casa do Colono, pelo São Bento Esporte Clube, pela ocupação Novo São Bento, pelo Parque Municipal do São Bento e pelo Sambaqui do São Bento.

O ponto alto da visitação é a Fazenda São Bento que é fruto de uma doação de terras (sesmarias) à Cristóvão Monteiro em 1565. Posteriormente, ela se tornou propriedade da Ordem de São Bento, gerando subsistência local e abastecimento da cidade portuária do Rio de Janeiro. A antiga capela Nossa Senhora do Aguassu das Candeias originou a capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída em 1645. O sobrado é datado no período entre 1754 e 1757.

Museu Vivo de São Bento

Museu Vivo de São Bento Museu Vivo de São Bento

Fazenda de São Bento Fazenda de São Bento

O prédio encontra-se, infelizmente, bastante deteriorado devido à ação do tempo e à escassez de ações de preservação e valorização do local. No entanto, há ainda boa parte das ruínas revelando traços da arquitetura barroca e painéis explicativos que orientam os visitantes acerca da história local além de uma área verde bem bonita e de tom bucólico.

Outro tesouro presente no percurso é o sítio escola Sambaqui. Trata-se de um pequeno terreno com vestígios de aproximadamente 4000 anos dos sambaquieiros, população indígena do período pré-cabralino.

Sambaqui quer dizer amontoado de conchas em Tupi. Esse local era apropriado para guardar os restos e os instrumentos utilizados para o preparo de alimentos dessas comunidades e também para enterrar pessoas queridas, pois eles acreditavam que esse costume era uma forma de aproximar os mortos e os vivos. O sítio era bem próximo à baía de Guanabara, por isso a existência das conchas.

Sambaqui São Bento Sambaqui São Bento

O museu vivo de São Bento também foi cenário da resistência escrava e algumas comunidades quilombolas se abrigaram às margens dos rios, incluindo fugitivos. E todas essas constatações são fruto de um trabalho arqueológico fundamental para a memória e fortalecimento da identidade cultural da cidade que precisa continuar, pois há ainda muito a ser escavado.

O prédio administrativo também abriga outros itens de muito valor encontrados na região, como  uma máscara usada nos escravos como forma de tortura.

Máscara de Tortura

Máscara de Tortura

Contudo, toda essa riqueza histórica ainda não possui os equipamentos turísticos necessários que permitiriam visitações em larga escala. Atualmente, o local é visitado majoritariamente por estudantes e pesquisadores e é preciso agendar antes para não ter risco de encontrar parte do museu fechado.

Museu Vivo de São Bento Fazenda de São Bento

No entanto, há uma iniciativa da administração do museu que promete melhorias ao sítio. Eles prepararam uma exposição no espaço, esclarecendo a história e ampliando a atratividade da região desde o último dia 13 de junho. Ainda há muito o que ser feito, mas vale a visita.

Informações Importantes:

Horários: Agende sua visita anteriormente pelo telefone 2653-7681

Endereço da área administrativa integrante do percurso: Rua Benjamin da Rocha Jr., s/nº, São Bento, Duque de Caxias,perto da FEUDUC – Fundação Educacional de Duque de Caxias.

 

Viciada assumida em viagens. Turismóloga, especialista em Jornalismo Cultural e doutoranda em Comunicação. Em suas andanças, sempre busca conhecer as diversas culturas e se encantar com os mais belos cenários.

Facebook Twitter  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...