http://www.viagememcena.com/wp-content/uploads/2012/02/viagem-em-cena-logo.jpg

Esse verão está mesmo derretendo nossas cabeças com essas temperaturas altíssimas. E nesse cenário as praias do Rio de Janeiro ficam super lotadas, além do risco de pegar uma insolação. Por isso, uma dica diferente e bem cultural para este período é a programação especial de verão do Museu Casa de Rui Barbosa.

Museu Casa de Rui Barbosa

Trabalho em um projeto de turismo da casa desde junho de 2014, onde sou responsável pelo diagnóstico e desenvolvimento turístico do local. E de lá pra cá só tenho tido ótimas experiências na instituição. Além de ser um lugar lindo e muito agradável, as pessoas com quem trabalho são realmente especiais. E, para agitar um pouco mais a casa nesta estação, o meu grupo de pesquisa preparou uma programação bem  legal para despertar o interesse em quem nunca visitou o museu e também para aqueles que já o conhecem perceberem a casa com outros olhares.

Museu Casa de Rui Barbosa

Normalmente, o  horário de visitação no jardim é das 8 às 18h, diariamente. Já o museu, fica aberto de 3ª a 6ª feira, das 10 às 17h30, sendo que na última 3ª feira do mês, o horário se estende até às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, ele funciona das 14 às 18h, com a última entrada 30 minutos antes do fechamento.

Museu Casa de Rui Barbosa

Só que as visitas mediadas são bem mais legais. Nelas, os mediadores (e eu me incluo nessa) explicam a história da casa e de seus moradores de um jeito simples e descontraído. Os horários comuns são 11, 13 e 15, de terça a sexta; e 14:15, 15:15 e 16:15, aos sábados, domingos e feriados.

Museu Casa de Rui Barbosa

Mas, para a programação especial de verão, os novos roteiros serão apresentados a partir do feriado do dia 20 de janeiro em horários específicos. Neste primeiro dia, haverá dois roteiros e a entrada será franca. O primeiro, às 14:00, se chama – Conhecendo o homem por meio de seus livros. Durante o passeio, o visitante poderá entender melhor quem foi Rui Barbosa a partir da relação intensa que tinha com seus livros. O visitante também terá a oportunidade de ver objetos diferentes que não ficam expostos rotineiramente na casa.

Museu Casa de Rui Barbosa

Mais tarde, às 16:00, será a hora de conhecer mais sobre o lindo jardim da casa. O roteiro contará as histórias da família neste espaço histórico tão agradável. Um verdadeiro refúgio verde para vários moradores e visitantes do bairro.

Jardim Museu Casa de Rui Barbosa

MCRB

Após o dia 20, o Museu Casa de Rui Barbosa segue a programação do quadro abaixo. A taxa de ingresso para esses dias é de R$2,00, com exceção para as visitas ao jardim, que são gratuitas. Menores de 10 anos e maiores de 65 anos  também não pagam ingresso. Caso você queira marcar um grupo, envie um e-mail para: educativa@rb.gov.br ou museu@rb.gov.br

Museu Casa de Rui Barbosa

DATA   HORÁRIO ROTEIRO
20/jan TERÇA 14:00 Conhecendo o homem por meio de seus livros
16:00 Memórias de um jardim
29/jan QUINTA 15:00 Saúde, higiene e toalete: um paralelo entre Rui, sua casa e o Rio de Janeiro
07/fev SABADO 15:00 Memórias de um jardim
12/fev QUINTA 15:00 Conhecendo o homem por meio de seus livros
21/fev SABADO 15:00 Saúde, higiene e toalete: um paralelo entre Rui, sua casa e o Rio de Janeiro
26/fev QUINTA 15:00 Memórias de um jardim
07/mar SABADO 15:00 Conhecendo o homem por meio de seus livros
14/mar SABADO 15:00 Memórias de um jardim
19/mar QUINTA 15:00 Saúde, higiene e toalete: um paralelo entre Rui, sua casa e o Rio de Janeiro

Informações importantes:

Endereço: Rua São Clemente, 134 – Botafogo, Rio de Janeiro.

Vagas limitadas: Serão distribuídas 20 senhas 30 minutos antes do início das visitas.

Viciada assumida em viagens. Turismóloga, especialista em Jornalismo Cultural e doutoranda em Comunicação. Em suas andanças, sempre busca conhecer as diversas culturas e se encantar com os mais belos cenários.

Facebook Twitter  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categories: Dicas