http://www.viagememcena.com/wp-content/uploads/2012/02/viagem-em-cena-logo.jpg

Cultura balinesa

Em contrapartida aos posts anteriores que relatam as minhas impressões sobre as culturas de alguns países que visitei, este artigo comenta especificamente sobre as minhas experiências em Bali e não sobre a Indonésia como um todo. Primeiro porque só visitei essa parte do país e, segundo porque acredito que as características da ilha balinesa destoam tanto das outras regiões da Indonésia que merecem um texto só para elas. Bali é uma ilha maravilhosa, cheia de encantos e com uma cultura bem diferente da nossa. Suas belezas naturais despertam o interesse de muitos turistas, mas a sua cultura é realmente especial, uma grande motivação para visitar o local.

Cultura balinesa

Religião

Acredito que as religiões praticadas em um país ou em uma região dizem muito a respeito de sua cultura. Elas indicam hábitos, comportamentos e até mesmo aspectos históricos diversos. E em Bali isso não é diferente. A maioria dos balineses segue a religião hindu, o que já se diferencia bastante da Indonésia toda, que é de maioria muçulmana. No entanto, há também muitos muçulmanos em Bali. E budistas, católicos, protestantes e  confucionistas. Só que o hinduísmo balinês também é diferente do hinduísmo indiano e uma das explicações para essas diferenças pode ser a mistura de religiões do local. Há fortes influências do budismo, por exemplo, no hinduísmo balinês. Essa miscelânea religiosa faz de Bali um lugar bastante peculiar e interessante.

Os canang sari são as oferendas postas diariamente aos deuses em frente às portas das residências, dos estabelecimentos comerciais e por toda a parte. São manifestações materiais da cultura balinesa que simbolizam a fé do povo, os desejos e aspirações. Só tome bastante cuidado para não pisar neles, que são muitos e podem ficar no meio do caminho.

Cultura balinesa - Canang sari

Canang sari

Cultura balinesa - Canang sari

Canang sari

Nas praias é possível identificar alguns banhistas por sua religião. Há desde mulheres totalmente vestidas com o famoso burkini, fundamental para as muçulmanas, a mulheres com o biquini ocidental, o qual nós brasileiros já estamos bem acostumados. Os homens muçulmanos também são mais contidos nas praias.

Muçulmanos em Bali

Muçulmanos em Bali

Culinária

Essa foi uma das atrações que mais me seduziram. A comilona aqui adorou os pratos sofisticados e muito, mas muito mesmo, baratos. Embora eu não seja muito adepta da mistura de doces e salgados em um só prato – o que é comum por lá, a culinária balinesa superou todas as minhas expectativas. Muitos ingredientes frescos, orgânicos, naturais. Tem diversas opções de peixes, muitos temperos exóticos para nós e em grande quantidade.

Até mesmo o modo de servir é especial. Os pratos são muito decorados e os garçons foram sempre muito simpáticos e cordiais conosco. Gostei tanto da culinária balinesa e da de outros países do sudeste asiático que fiz um post especial que detalha mais essas características gastronômicas. Leia mais sobre a culinária do sudeste asiático.

Restaurante balinês

Restaurante balinês

Sociedade

É comum para os balineses entrar em casa sem os sapatos, o que deve ser seguido também pelos visitantes em variados locais, como lojas, templos e estabelecimentos diversos. Eles também não deixam as pernas de fora ao entrar nos templos. A dica é levar sempre um lenço consigo para enrolar no corpo, caso decida visitar algum local sagrado.

Outra característica bem comum dos balineses é celebrar muito. Diversas etapas da vida. Eles são, em geral, um povo muito alegre e, por isso, gostam de festejar bastante. As danças típicas de bali são uma atração à parte nessas celebrações.

Cultura balinesa

Entrada no templo

Política

Como o Brasil, a Indonésia é um país independente e sua forma de governo é uma república presidencialista. Mas, o mandato de lá é de cinco anos. O atual presidente é Joko Widodo, mais conhecido aqui no Brasil após o caso dos brasileiros que foram sentenciados de morte por tráfico de drogas. As leis por lá são bem rígidas, por isso, fique atento às suas ações.

Hospitalidade

Era sempre muito bom andar pelas ruas e receber sorrisos descompromissados, ser bem atendida e facilmente conseguir estabelecer simples diálogos com os locais. Pois é, a cultura balinesa nos dá essa oportunidade, de maneira geral. E isso me deixou muito feliz, tornou a viagem muito mais agradável.

Porém, sempre há um lado negativo neste quesito. Como Bali é um local muito pobre, muitos moradores veem nos turistas a oportunidade de ganhar um dinheirinho. Então prepare-se para ser chateado muitíssimas vezes pelos vendedores de souvenirs, pelos taxistas e, principalmente, pelas massagistas que ficam repetindo nas ruas incessantemente, o dia inteiro, o que para mim soava como: MASSAÁSSI, MASSAÁSSI.

Briga de galo

Em uma visita à uma fazenda de Bali, que produzia o dito melhor café do mundo, originado do cocô da civita (sim, isso mesmo), o guia que nos acompanhava nos informou sobre esta polêmica atividade de lazer balinesa. E, quando penso neste costume me vem logo à cabeça o estudo que Clifford Geertz fez em – A interpretação das culturas – de 1978. Acho que ele conseguiu captar muito bem sobre o que ocorre por lá até hoje.

Não cheguei a ir à nenhuma briga de galos porque prezo pelo bem dos animais, mas pelo que o guia nos falou, a adoração por esta atividade é ainda muito forte na ilha, mesmo sendo proibida. É um costume que passa de geração em geração e revela diversos aspectos da cultura balinesa, como por exemplo, a hierarquia de status e inclusão social.

Fazenda balinesa

Fazenda balinesa

Vestimentas

Ah, que lindas são as roupas balinesas. Eu, pelo menos, adorei e trouxe algumas peças para o Brasil. São sempre muitas cores, estampas e, geralmente, feitas em tecidos leves e confortáveis. Ideal para o clima balinês e brasileiro. E o bom dessa história é que é tudo bem baratinho. Uma febre por lá é o uso das rendas. Muitas balinesas usam e abusam delas em suas lindas blusas e vestidos acompanhados por uma fita larga na cintura.

Saia que comprei em Bali

Saia que comprei em Bali

 

Leia outros artigos do Viagem em Cena sobre Bali.

Somos afiliados do buscador de hotéis Booking. Quer ajudar a manter esse blog? Então reserve seu hotel por aqui:

Hotéis em Bali com a Booking.com

Viciada assumida em viagens. Turismóloga, especialista em Jornalismo Cultural e doutoranda em Comunicação. Em suas andanças, sempre busca conhecer as diversas culturas e se encantar com os mais belos cenários.

Facebook Twitter  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...