http://www.viagememcena.com/wp-content/uploads/2012/02/viagem-em-cena-logo.jpg

06 de janeiro, dia de folia de reis. Chamei meu marido e fui com ele até a praça Corumbá, na rua São Clemente, Rio de Janeiro. Esperamos outras pessoas para subirmos juntos à comunidade e assistirmos a apresentação de uma tradição que teve início em Portugal e que herdamos devido a forte influência de nossos colonizadores.

No caminho até o Santa Marta

No caminho até o Santa Marta

Fui a convite do meu ex-professor da UERJ, Adair Rocha, padrinho da Folia de Reis da comunidade. Como não sabia o caminho até a sede do grupo ECO, local onde houve a maior parte da apresentação, preferi encontrar os outros visitantes no horário marcado, às 19:00. Enquanto subíamos o morro, já era possível sentir a agitação das crianças que aguardavam ansiosamente a chegada dos Penitentes de Santa Marta, atuantes há mais de 60 anos. – “A Folia já passou?”; – “Os palhaços vem aí!” O assunto do momento era, sem dúvida, a Folia de Reis.

Santa Marta

Cerca de uma hora depois da minha chegada, os sons vindos dos músicos dos Penitentes se aproximavam e o alvoroço aumentava entre todos. Eles vieram pelas vielas subindo e cantando letras religiosas. Os palhaços encantavam as crianças com suas fantasias folclóricas alegres e ao mesmo tempo assustadoras. E aos poucos, o salão do grupo ECO ia lotando de moradores, visitantes e dos Penitentes. A cada minuto, flashes e mais flashes em busca das mais belas fotos.

Folia de Reis no Santa Marta

Folia de Reis no Santa Marta

Folia de Reis no Santa Marta

O cântico da folia de reis foi então entoado e o ritual devidamente seguido. O mestre liderou o festejo e a bandeira recebeu as honras de todos. Os palhaços finalizaram a noite com seus versos divertidos e, às vezes filosóficos, sobre temas do cotidiano, da realidade da nossa cidade e do Santa Marta. Neste clima de descontração, tanto crianças quanto adultos davam gargalhadas e curtiam as brincadeiras e peripécias destes personagens tão fascinantes.

Bandeira da Folia de Reis Folia de Reis

Folia de Reis no Santa Marta

Folia de Reis no Santa Marta

Folia de Reis no Santa Marta

Folia de Reis no Santa Marta

Folia de Reis

Foi muito bonito presenciar toda essa alegria da Folia de Reis. Crianças, adultos, moradores, visitantes, todos reunidos para comemorar e participar de uma manifestação cultural que se mantém durante tantos anos. Além do dia 06 de janeiro, as comemorações seguem uma programação, em diversos locais, que se encerra no dia 20 de janeiro com a Procissão de São Sebastião. Se você quiser participar das próximas vezes, fique de olho nas informações disponíveis na página do facebook do Penitentes de Santa Marta. Acredito que seja uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre essa cultura e do próprio Santa Marta, além dos roteiros tradicionais do tipo favela tour.

Palhaço na Folia de Reis

Recolhendo as ofertas

Recolhendo as ofertas

Folia de Reis - Thaís Costa

Viciada assumida em viagens. Turismóloga, especialista em Jornalismo Cultural e doutoranda em Comunicação. Em suas andanças, sempre busca conhecer as diversas culturas e se encantar com os mais belos cenários.

Facebook Twitter  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...