http://www.viagememcena.com/wp-content/uploads/2012/02/viagem-em-cena-logo.jpg

Histórias inspiram sonhos, viagens inspiram realizações. E conhecer diferentes pontos de vista sobre o mundo por meio de jornadas corajosas e aventureiras funciona sempre como uma boa dose de inspiração para você começar a traçar seu próprio caminho. Foi me sentindo assim, após ver alguns ótimos documentários que seguem esta temática, que resolvi fazer esta lista repleta de histórias interessantes de viajantes que rodaram o mundo de forma bem inusitada.

Foto divulgação: http://imovision.com.br/index.php/filme/o-sal-da-terra/

Foto divulgação: http://imovision.com.br/index.php/filme/o-sal-da-terra/

O Sal da Terra

Já começo a lista com um dos melhores documentários que já vi, foi o filme de estréia do festival do Rio. É daqueles que tocam a sua alma e o fazem refletir a respeito do mundo e de qual o seu lugar e papel nele. A história de Sebastião Salgado, um brasileiro reconhecido como um dos melhores fotógrafos do mundo, não trata apenas das expedições fotográficas de Sebastião. O documentário de 2014, dirigido por Win Wenders e Juliano Salgado (filho de Sebastião), consegue nos transmitir dor, tristeza, alegria e esperança de um mundo melhor com os projetos da família do fotógrafo. Uma história emocionante sobre um homem que fez diversas longas expedições durante anos, em condições muito restritas, para exercer seu trabalho, a arte de fotografar. Recebeu uma indicação muito merecida ao Oscar deste ano.

O mundo em duas voltas

Outro relato muito inspirador é o das expedições da famosa família brasileira, Schurmann, bem antes da atual aventura que eles estão vivendo, a Expedição Oriente. O documentário de 2007 conta um pouco do início da relação dos Schurmann com a navegação e as aventuras vividas na viagem por 30 países que refez o trajeto de Fernão de Magalhães, navegador português que rodou o mundo em busca de especiarias na Índia, em uma rota ainda desconhecida.

A forma como a família enfrentou os diversos desafios encontrados e a união de todos os tripulantes são os pontos altos do documentário. Louvável!

A Map for Saturday

Aquela curiosidade que você tinha de saber sobre como seria para um simples cidadão dar a volta ao mundo pode ser sanada assistindo este documentário. A map for Saturday (Um mapa para sábado), 2007, reúne relatos de diversos viajantes, com histórias e origens bastante distintas, que compartilham suas motivações, dificuldades, planejamento e surpresas vindas com a tão sonhada volta ao mundo. O documentário é dirigido pelo americano Brooke Silva-Braga, que também filmou e entrevistou os mochileiros. Ótima oportunidade para desmistificar certas afirmações que circulam sobre esta experiência e se deliciar com as maravilhas proporcionadas nesta grande viagem.

Mar sem fim – Amyr Klink

Amyr Klink já é figurinha bastante conhecida de muitos. Ele faz parte dos brasileiros aventureiros que já passaram por poucas e boas nesta vida. A história de sua expedição solitária à Antártida tem a direção de Breno Silveira e foi lançado em 2001. O projeto Antártida 360 é uma das maiores expedições marítimas que alguém já fez. O documentário relata o drama de um viajante que sofre com saudades de sua família e passa por diversas dificuldades ao longo de sua arriscada aventura.

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

 

Acho difícil que depois de assistir a todas essas grandes histórias você não fique, ao menos, com um gostinho de viver uma aventura. Livre-se de seus medos e se jogue no mundo que é seu! Tenha uma boa sessão com pipocas, mas não fique só sentado no seu sofá. Viaje!

Viciada assumida em viagens. Turismóloga, especialista em Jornalismo Cultural e doutoranda em Comunicação. Em suas andanças, sempre busca conhecer as diversas culturas e se encantar com os mais belos cenários.

Facebook Twitter  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categories: Dicas