http://www.viagememcena.com/wp-content/uploads/2012/02/viagem-em-cena-logo.jpg

Engana-se quem acha que a culinária do sudeste asiático se resume aos insetos fritos e ao tradicional arroz. Em minha passagem pela Tailândia, Cingapura e Indonésia, pude experimentar um pouco de uma cozinha, que para mim, é muito diferente e que não me impressionava em nada. Eu tinha, na verdade, uma repúdia a sabores muito fortes e que envolvessem a mistura dos paladares doce e salgado.

E essas são realmente as caractinsetos em Bancocerísticas mais significativas desses pratos. No entanto, eu acho que a minha opinião mudou bastante em relação a esse conceito. Talvez porque no meu entorno, na minha zona de conforto, eu não abuse muito dos temperos e nem faça misturas que aparentemente não combinem.

Mas o turismo é assim mesmo. Está sempre nos surpreendendo, ampliando nossas visões e nos abrindo um leque de alternativas bem mais variadas que a que nós tínhamos em mente.

De certo que ainda não é essa a minha culinária favorita, ainda prefiro a italiana, a mexicana e a mineira. Mas descobri novos sabores que antes, no meu imaginário, tinha muito preconceito e desconhecimento.

Gostei particularmente da culinária balinesa. Os pratos envolvem geralmente molhos de soja doce ou azeda, pimentas fortes e muitas especiarias.

Já a tailandesa se aproveita de elementos como o alho, suco de limão e muitos legumes. Só não espere uma comida requintada quando estiver andando pelo entorno da Khao San ou em algum dos passeios oferecidos por agências. Essas refeições costumam ser bem insossas.Arroz

E em Cingapura, há uma predileção pelos frutos do mar. E para temperar, tamarindo e açafrão-da-índia.

E por toda essa excentricidade, a culinária asiática como um todo faz grande sucesso. Há em Chiang Mai, na Tailândia, por exemplo, uma escola de culinária muito tradicional e que chama muito a atenção de turistas dos mais diversos cantos do mundo, a “Chiang Mai Thai Cookering School”.

Mas o melhor disso tudo é que na Tailândia e Indonésia os preços são muito atraentes. Irresistíveis, na verdade. Cheguei a fazer uma ótima refeição em um restaurante lindíssimo com o meu marido pelo equivalente a R$ 40,00. Aqui no Brasil, um restaurante do mesmo estilo me cobraria uns R$200,00.

E o bom atendimento também conta muito. Na Ásia, em geral, as pessoas são muito sorridentes, gostam de agradar e de servir bem. Mesmo que você só peça uma garrafa de água. Sinceramente, você é tratado com rei/rainha por lá.

No caso de Cingapura, já é diferente. O país tem um custo de vida muito alto e isso reflete também no alto preço da comida. Mas ainda assim vale muito a pena experimentar.

E o meu grande lema é esse. Experimentar, explorar, descobrir e cruzar certas barreiras que às vezes só existem em nossas mentes.

Restaurante em Bali Culinária do sudeste asiático

Viciada assumida em viagens. Turismóloga, especialista em Jornalismo Cultural e doutoranda em Comunicação. Em suas andanças, sempre busca conhecer as diversas culturas e se encantar com os mais belos cenários.

Facebook Twitter  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...