http://www.viagememcena.com/wp-content/uploads/2012/02/viagem-em-cena-logo.jpg

Após conhecer a bela Queenstown, ao sul da ilha sul da Nova Zelândia, partimos de carro para a pequena cidade de Tekapo. O trajeto dura cerca de três horas, mas com tantas paisagens lindas pelo caminho, é difícil não fazer várias paradas. O desejo era de ficar na Nova Zelândia por mais alguns meses, pelo menos, para conseguir aproveitar tudo com calma.

Tekapo 4

Tekapo

Mas a viagem já estava acabando e, por isso, tivemos que ficar somente uma noite em Tekapo. Ficamos para conhecer o famoso lago Tekapo que mais parece uma miragem de tão bonito. E também para fazer o tour astronômico da empresa Earth & Sky, no Monte John, região da reserva Aoraki. Este local possui um centro de pesquisa vinculado à universidade de Canterbury e fica bem próximo à Tekapo. É também considerado um dos melhores locais para apreciar o céu, com sorte e no momento certo ainda é possível ver a aurora austral. Isso porque a pouca incidência de luz e a baixa taxa de poluição contribuem para uma melhor visualização das estrelas e planetas. Além do fato de que esse observatório é muito bem equipado com cinco telescópios super modernos.

Lake Tekapo

Fizemos então a reserva antecipadamente no Mt. John Observatory Tour sem termos a certeza de que conseguiríamos fazê-lo realmente. Para que o passeio saia, é preciso que o céu esteja limpo, nas melhores condições, para que a visibilidade seja boa. E, felizmente, as condições eram ótimas e o tour se confirmou. Um ônibus da empresa Earth&Sky partiu da loja deles e nos levou até o observatório. Como lá no monte as temperaturas são bem baixas, até mesmo no verão, a empresa nos emprestou super casacos, para que todos pudessem se proteger do frio. Eles também nos deram pequenos aparelhos de laser para enxergarmos por lá, visto que não há outro tipo de iluminação e você também não pode levar lanternas. Quanto mais escuro o local estiver, melhor, mais facilmente você conseguirá ver as estrelas e os planetas. Então, todo esse cuidado é essencial para melhorar a experiência dos visitantes.

Lua em Tekapo

Durante as duas horas que ficamos por lá, o guia nos explicou muito sobre astronomia e nos mostrou nos telescópios maravilhas como Saturno, que dava para ser reconhecido facilmente por seus anéis. Para esquentar mais o corpo, eram servidas canecas de chocolate quente.

Quanto às fotos, essa é a parte frustrante. A não ser que você seja um ótimo fotógrafo e tenha uma ótima câmera, suas fotos sairão horríveis. Como não há luminosidade, é muito difícil captar o que seus olhos vêem. Pelo menos, a empresa tira uma foto do grupo e deixa arquivado no Flickr deles para salvarmos depois. Para conseguir essa imagem, no entanto, houve todo um aparato técnico envolvido. O tempo de captação é logicamente bem maior e o resultado é até melhor do que eu consegui ver ao vivo.

earthandsky

Mt John X Atacama

Se você for um leitor frequente, sabe que já fizemos também o tour astronômico no Atacama. E todos podem conferir como foi neste post. Como os passeios são bem parecidos, acho legal confrontá-los aqui. Eu, particularmente, gostei mais do tour do Atacama, embora o de Tekapo também valha muito a pena. No Atacama eu consegui ver mais estrelas e planetas. Mas sei que isso também depende muito do dia que você visita o local. A grande vantagem do observatório de Tekapo é a infra-estrutura. Lá é bem maior e mais confortável também. Além do empréstimo dos casacos que não havia no do Atacama. Eles foram muito úteis, pois a temperatura chegava a -10Cº lá em cima.

Lago Tekapo

O lago Tekapo é uma jóia da cidade. Uma paisagem incrível, daquelas que você deseja admirar por horas, inspiradora. E a cada estação, sua paisagem muda. Como fomos no inverno, as famosas Russel Lupins ainda não compunham o cenário. Elas costumam florescer entre novembro e fevereiro. E olhem só a foto maravilhosa que o Oscar, dos blogs MauOscar e Viajoteca, tirou do mesmo lugar no verão.

As águas do lago são bem azuis e as árvores verdinhas, dando um colorido especial ao lugar. Há ainda, uma igrejinha católica que representa o início do povoamento local, chamada de Bom Pastor ou Good Shepherd, às margens do lago. A visitamos à tarde fomos convidados para comparecer à festa que ocorreria à noite. Uma comemoração chamada Ladder to the Sky, com cânticos infantis, missa e alguns comes e bebes. É claro que passamos por lá mais tarde, antes de irmos ao tour astronômico. Fomos muito bem recebidos com vinho quente, pão com linguiça e pessoas muito simpáticas. Noite encantadora essa!

Tekapo

Lago Tekapo

Igreja Bom Pastor - Tekapo

Igreja Bom Pastor - Tekapo

Também não posso deixar de comentar sobre a estátua de um cachorro, às margens do lago.  O monumento é um memorial que relembra a ida de pastores escoceses à região, por volta de 1855. Os cães da raça collie foram fundamentais para auxiliar os fazendeiros a desenvolverem suas atividades e, por essa razão, a homenagem foi feita.
Collie Tekapo

Collie Tekapo Lago Tekapo

Ainda tivemos a oportunidade de ver, pela primeira vez, um balão de Wi Fi da Google sobrevoando a região. Estava em fase de testes e deixou os moradores e visitantes muito entusiasmados. Como estava longe, não pude usufruir dessa tecnologia dos ares, mas certamente não deixei de me empolgar também.

Balão de Wi Fi Google

Informações Importantes

Preços do Mt. John Observatory Tour: $140 neozelandeses por adulto e $80 por criança. Maiores informações no site: http://www.earthandskynz.com/window-to-the-universe/en/

Hotel: Recomendo o que fiquei, o The Godley Hotel. É simples, nada demais. Mas atendeu as nossas necessidades muito bem. Hospedar-se nessa área é muito bom, pois há restaurantes e lojas por perto. Além da igreja e da estátua do cachorro.

Tekapo

* Agradeço à empresa Earth&Sky e à 100% Pure New Zealand pelo desconto obtido na atração. Todo o relato aqui declarado é pessoal e verídico, sem quaisquer interferências dos apoios recebidos.

Viciada assumida em viagens. Turismóloga, especialista em Jornalismo Cultural e doutoranda em Comunicação. Em suas andanças, sempre busca conhecer as diversas culturas e se encantar com os mais belos cenários.

Facebook Twitter  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...