http://www.viagememcena.com/wp-content/uploads/2012/02/viagem-em-cena-logo.jpg

Continuando a saga na Turquia, o post de hoje descreve um pouco da minha aventura em Éfeso, ou Ephesus. A ordem dos posts na verdade está Éfesosendo inversa, não me perguntem o porquê, pois não saberei responder. Apenas achei que ficaria melhor deste jeito.     Bem, espero que estejam curtindo esta aventura.

A minha segunda parada na Turquia foi na cidade de Éphesus. Bem, na verdade, saímos de Istambul e fomos para Selçuk, onde reservamos o hotel. É interessante porque se trata de um ponto estratégico para ir a Éfeso e Pamukkale. Logo pela manhã, após uma longa e cansativa viagem de ônibus (ninguém merece), fomos passear em Éfeso. Conhecida por suas belas ruínas gregas e romanas que ainda se encontram em um bom estado de conservação, a cidade atrai muitos turistas em busca de história, cultura e religião. A cidade abriga também uma das sete maravilhas do mundo antigo, o famosíssimo “Templo de Artemis” e a casa da Virgem Maria.

Nossa primeira parada foi no Museu Aberto, que é realmente incrível. Embora esteja em ruínas, é possível ver as construções originais. A cidade, que fora construída pelos gregos, que na época se chamavam jônicos, foi reconstruída três vezes por causa de terremotos. Uma delas pelos romanos. E por isso, a arquitetura do local tem diferentes aspectos. O que mais me chamou a atenção foi a enorme biblioteca da cidade. Primeiro porque sua fachada está praticamente inteira e segundo porque, de acordo com o nosso guia local, ela abrigava em sua parte subterrânea, uma espécie de casa noturna, um centro de lazer masculino. Os homens diziam as suasÉfeso esposas que iam ler e estudar na biblioteca como pretexto para freqüentar a casa. Bem, eles deviam estudar anatomia. A única explicação, rrsrsrsr.

Depois de visitar o museu a céu aberto, fomos conhecer o templo de Artemis. Sua fama é grande, porém tenho que admitir que a visita foi abaixo das minhas expectativas. Isso porque o local está completamente em ruínas, não dá pra ver muita coisa. Mas só por existir até hoje, já é praticamente um milagre, neh. Sinceramente, me distraí mais com um pavão que passeava livremente pela área. Lindo!

Mais tarde, fomos à casa da Virgem Maria. Estranho não? Pois é o que os turcos dizem. Ela foi morar lá fugida depois que Cristo morreu. O fato é que lá é um lugar de peregrinação dos católicos onde até dois papas foram visitar. Confesso que senti muita paz no ambiente e até quis colocar um pedido no murinho da casa que tem milhares de outros pedidos. Mas depois acabei desistindo. Também gostei muito do lugar.

            Éfeso          Éfeso

            Éfeso          Éfeso

Á noite fomos jantar com uma duplinha de indianas fofas que vivem no Canadá e que conhecemos na excursão. Fomos para um vilarejo chamado Sirince à procura de um restaurante que vimos no guia chamado Artemis Restaurant. Super recomendo! A começar com o vilarejo que é grego e super charmoso, embora bem simples. E também pelo restaurante que é simplesmente maravilhoso. É um casarão lindo com uma bela vista da cidade de Selçuk e com uma comida deliciosa. Ah, e o vinho também! E o melhor de tudo é que não é caro. Valeu muito a visita.

           Sirince          Sirince

Informações Importantes:

Tempo de permanência: Um a dois dias.

Clima: Geralmente quente. É bom levar um casaquinho por precaução, mas nada de mais. Lá não tem quase sombra, então o melhor mesmo em um boné e um protetor.

Acesso: De Istambul é possível pegar um ônibus até Selçuk, mas é muito longe. Por volta de 10 horas de duração. Você pode também pegar um avião até Izmir e de lá um ônibus até Selçuk. Bem melhor.

Roupas: Sugiro ir com roupas leves e confortáveis, pois se caminha muito. Vá com blusa de manguinha curta ou leve um lenço, pois na casa de Maria não se pode entrar com os ombros de fora.

Pessoal, espero que tenham gostado deste episódio da aventura na Turquia. Fiquem à vontade para comentar e seguir o blog.

Viciada assumida em viagens. Turismóloga, especialista em Jornalismo Cultural e doutoranda em Comunicação. Em suas andanças, sempre busca conhecer as diversas culturas e se encantar com os mais belos cenários.

Facebook Twitter  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...